A fotografia é cheia de vertentes, como fotografia de família, aniversário, casamentos, publicitária dentre outras. Além da diferença dos tipos, também existe as variações na forma de fotografar e estilo de cada fotógrafo.
Na fotografia de casamento todos conhecemos a fotografia tradicional, que é bem provável que o álbum de casamento dos seus pais são nesse estilo, cheio de fotos posadas e estáticas, as também conhecidas como fotos clássicas. 
Dentro outros diversos estilos, existe a fotografia documental, em que o fotógrafo não vai pedir para você e os convidados posarem para a foto, ele vai, simplesmente, esperar o melhor momento e fotografá-los desprevenidos.
O resultado são fotos de momentos reais e espontâneos, com fotografias cheias de histórias e naturalidade.
Em um casamento, com o clima de felicidade e amor pelo ar, além da ansiedade, o fotógrafo documental tem as condições ideais para captar momentos incríveis.

A fotografia documental de casamentos se é a mais desejada pelas noivas,  pois é uma possibilidade de ter fotografias maravilhosas que fogem a regra e são cheia de emoção. 

O fotógrafo precisa ser muito atento a cada detalhe para conseguir capturar os momentos e contar histórias através das fotografias do casamento.
Outro fator que diferencia a fotografia documental de casamentos é a captura dos detalhes.

O fotógrafo documental tem a sensibilidade para enxergar momentos que por vezes se passam despercebidos, mas que carregam muito significado e emoção, como a noiva segurando a mão dos avós, um certo carinho da mãe que recebe naturalmente desde criança, pequenos detalhes e contam histórias.
Tudo que achar interessante no casamento irá registrar. Todo momento que merecer uma foto, será fotografado, até pequenas situações de interação entre as pessoas podem render também fotos divertidas e engraçadas.
A fotografia documental de casamentos é uma das vertentes que mais exigem conhecimento técnico do profissional.

Diferente da fotografia tradicional, as pessoas não estão paradas na frente do fotógrafo aguardando a foto ser tirada. Elas estão curtindo, celebrando, dançando, vivendo o casamento de verdade.
O fotógrafo estar preparado e ser ágil para registrar momentos que acontecem numa fração de segundos. 

Geralmente estando "invisível" junto ao convidados, o fotógrafo deve ter a percepção de saber o momento de se aproximar ou de se afastar do que está acontecendo para não atrapalhar e conseguir registrar as histórias.
Fotografar casamentos é uma arte, é preciso feeling, experiência com fotos publicitárias e outros tipos de fotografia faz com que o profissional tenha um olhar mais amplo e ajuda muito quando o objetivo é conseguir fotos criativas e marcantes.
Depois de pesquisar vários estilos, é provável que já tenha uns dois ou três fotógrafos cujos portfólios tenham feito seus olhos brilhar.
Nesse momento, chega a hora de conversar com eles e ver se existe uma identificação ou não. O fundamental para lindas fotos é a conexão entre o casal e o fotógrafo, ambos precisam se sentir à vontade e viver o casamento intensamente.
Marque quantas reuniões forem necessárias, seja no escritório, num almoço ou até mesmo numa hamburgueria, porque não?

Conversar tanto sobre as fotos do casamento quanto sobre outros detalhes do grande dia, um profissional que trabalha fotografando com o coração com certeza irá adorar conhecer melhor vocês e também ajudar nos detalhes do grande dia.

Voltar ao início